Cheque devolvido, o que fazer com ele?

Ocorre muitos casos de cheque devolvido. Assim, a causa mais comum é a falta de saldo na conta. Porém, você deve ter cuidado, dar um cheque sem fundo pode ser considerado estelionato.

Existe outros motivos de devolução cheque . Por isso, você verá como proceder com verificar devolvido. De acordo com o Serasa, em 2017, mais de 39 milhões de cheques voltaram.

De acordo com o Banco Central, há 36 motivos para se ter um cheque devolvido. Seja por falta de fundos até preenchimento incorreto.

Assim, cada motivo tem um número, por exemplo, verificar devolvido motivo 22. A partir daí, você consegue verificar o que aconteceu. Acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é verificar devolvido?

É quando ocorre a devolução de um cheque. Então, caso isso lhe aconteça, tome as devidas providências logo. Pois, quanto mais tempo demorar para resolver, menores são as chances de recuperar o pagamento.

Acompanhe a seguir os motivos usuais para ocorrer verificar devolvido.

Verificar devolvido motivo 11

Esse motivo é devido à falta de fundo. Então como resgatar verificar devolvido de código 11? Diante disso, caso o devedor deposite saldo suficiente, o cheque ainda pode ser compensado.

Assim, o que deve ser feito é procurar o devedor e falar do cheque devolvido. Logo, entrem em comum acordo sobre uma data para que o pagamento seja compensado.

Verificar devolvido motivo 22

É o motivo mais simples e de fácil resolução. Assim, quando você tem um cheque devolvido 22, isso significa falta de assinatura. Por isso, basta assinar o cheque e devolver.

É recomendável sempre verificar se todos os dados foram preenchidos corretamente. E claro, não se esquecer da assinatura.

Verificar devolvido motivo 48

Essa razão também é mais descomplicada de ser resolvida. Pois, um cheque com valor acima de R$100,00 foi preenchido sem colocar o nome do beneficiário. Assim, fique atento com essa regra.

Cheques com valor superior a R$100,00 devem ter o nome do beneficiário. Não podem constar ao portador.

Como protestar verificar devolvido?

Suponha que você recebeu um cheque. Assim, foi ao banco duas vezes para descontá-lo e não tinha fundo. A partir disso, você pode protestar esse cheque devolvido.

Para isso, é necessário ir ao Cartório de Protestos. Apenas o Tabelião do Cartório pode fazer o protesto de algum cheque. Aliás, somente o credor poderá solicitar o mesmo.

Assim, tenha em mãos o cheque devolvido, o nome completo do emissor e seu endereço. Na falta do endereço, ele pode ser solicitado no serviço de distribuição do município. Logo, é só requisitar uma pesquisa de endereço nos bancos de dados.

Passei um cheque devolvido e agora?

Se por acaso você passou um cheque sem fundo, seu nome vai para o CCF. Que é um registro do Banco Central. Assim, ele pode ser averiguado por qualquer instituição que conceda crédito.

Quem fica com o nome registrado no CCF acontece o seguinte:

  • Fica impedido de ter novos talões de cheque;
  • É possível que sua conta seja encerrada;
  • Há restrição ao seu CPF para aprovação de crédito.

Caso você esteja nessa situação, acompanhe abaixo o que deve ser feito para solucionar:

  • Faça o pagamento do valor do cheque e resgate-o;
  • Solicite uma declaração para verificar devolvido, constando a dívida paga;
  • Escreva uma carta para verificar devolvido, com data e assinada por você;
  • A pessoa que recebeu o cheque também deve assinar confirmando o pagamento;
  • Apresente junto ao banco a folha do cheque devolvido, a carta e o comprovante;
  • O pagamento de uma taxa será necessário para regularizar a situação bancária.
  • Após isso, o banco fica responsável por tirar o seu nome do CCF. Logo, ele tem até 5 dias úteis para excluir sem nome do registro. A partir da aprovação do pagamento.

Fique sempre atento com cheque devolvido

É fundamental estar atento a esse assunto. Pois, dependendo da causa, um cheque devolvido pode criar uma ressalva no seu nome. Assim, seu CPF pode ser inserido nas listagens de proteção ao crédito.

Por isso, fique de olho nas suas transações. Por fim, caso receba um cheque devolvido, procure seu banco e se informe a respeito.

Quer saber mais sobre o assunto e ainda ficar por dentro de muitas novidades? Então siga o SOS no Tik Tok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *