Cobrança Vexatória: Entende qual o motivo dela ser indevida

A crise criou novos endividados no país. Contudo, é importante estar atento aos casos de cobrança vexatória. É um direito do credor cobrar o pagamento da dívida porém dentro da lei.

O Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado. Assim, é fundamental conhecer os seus direitos para não sofrer nenhum tipo de intimidação. Continue lendo este artigo para saber mais.

O que é cobrança vexatória?

A cobrança vexatória é qualquer tentativa de intimidação ou humilhação durante a negociação de uma dívida. Nesse sentido, o consumidor não pode ser exposto ou ameaçado para realizar o pagamento.

Esse comportamento é muito comum em atendentes de telemarketing. Pois, na tentativa de bater suas metas, eles passam do limite. Fazendo com que o consumidor se sinta pressionado a pagar a dívida imediatamente.

Uma imagem contendo homem, mesa, pessoa, no interior

Descrição gerada automaticamente

Dessa forma, muitos acabam aceitando realizar o pagamento de forma parcelada. Porém, se esquecem de que cada parcela irá conter uma alta taxa de juros. Além disso, como a negociação foi feita em um momento de pressão.

As pessoas não param para planejar a melhor maneira de realizar o pagamento. Então, acabam atrasando as parcelas e se comprometendo com outros parcelamentos para quitar a dívida.

O que só beneficia os credores. Visto que, o consumidor fica preso em um ciclo vicioso de empréstimos, juros e renegociações. Aumentando muito o lucro dos bancos.

Para evitar esse cenário, é importante que o consumidor conheça os seus direitos. Bem como, tenha consciência de que o fato de estar endividado não é crime.

Por essa razão, tem todo o direito de denunciar os seguintes tipos de cobrança vexatória:

  • Ligações além do horário comercial;
  • Exposição da dívida para terceiros;
  • Ameaça de processo;
  • Grande número de ligações por dia;
  • Constrangimento físico ou moral;
  • Coação.

O que fazer nesse caso?

Em casos de cobrança indevida ou vexatória, o consumidor tem direito de abrir um processo por danos morais. Nesse sentido, é importante que ele guarde provas sobre o ocorrido. Por exemplo:

  • Emails e mensagens de texto que contenham ameaças ou coerção;
  • Registro das chamadas e dos números utilizados;
  • Data e hora das ligações;
  • Quantidade de ligações recebidas por dia;
  • Relato de amigos ou familiares que tenham testemunhado algum constrangimento;
  • Comprovante de pagamentos realizados.

A cobrança vexatória é motivo para denuncia. E isso pode ser feito junto aos órgãos de defesa ao consumidor. Logo, você deve fazer presencialmente ou através do site do Procon. Acompanhe o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site do Procon;
  • Clique no menu “Espaço do consumidor”;
  • Selecione a opção “Atendimento a distância”;
  • Realize o seu cadastro;
  • Entre com o CPF e a senha cadastrados;
  • Clique em “Reclamações”;
  • Em seguida selecione “Realizar uma denúncia”;
  • Por fim, descreva o ocorrido e envie as provas em anexo.

Com a comprovação da denúncia, a empresa paga indenização. Assim, o valor irá variar de acordo com o grau de pressão psicológica ou física realizada durante a negociação.

Qual a melhor forma de evitar a cobrança vexatória?

A melhor forma de evitar a cobrança vexatória é compreender a forma como os bancos funcionam. Já que eles incentivam a inadimplência para lucrar com as altas taxas de juros de empréstimos e parcelamentos.

Dessa forma, é importante aprender a organizar o seu orçamento familiar. Bem como, a realizar um planejamento para identificar os principais erros que estão te fazendo perder dinheiro.

Para correr um risco menor de contrair dívidas e se tornar refém dos juros compostos. Contudo, as pessoas que já estão endividadas precisam aprender a limpar o nome sem depender de renegociações e parcelamentos.

Visto que ao contrário do que é divulgado pelos bancos. É possível retirar o nome da restrição de crédito antes mesmo de pagar a dívida. Por isso é fundamental aumentar seus conhecimentos em educação financeira.

Conclusão

A cobrança vexatória é crime e pode ser punida pelo código de defesa do consumidor. Então, não aceite ser pressionado para pagar suas dívidas. Exija o cumprimento da legislação. Por exemplo:

  • As ligações só durante o horário comercial;
  • Toda a forma de contato deve ser pessoal nos lugares informados durante o cadastro.

Assim, caso a empresa insista em realizar a cobrança de maneira indevida. Comece a reunir provas para efetuar uma denúncia e ser ressarcido por danos morais.

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