Como Analisar o Relatório do Registrato

Como Analisar o Relatório do Registrato – SCR Bacen

O Registrato é uma ferramenta do Banco Central do Brasil que permite aos usuários acessar relatórios sobre suas operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. Veja agora como Analisar o Relatório do Registrato – SCR Bacen

O que é o SCR?

A princípio o SCR é um relatório que mostra todas as suas dívidas com bancos e financeiras. Ele permite que você verifique o saldo devedor e o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, entre outras informações.

Os registros no SCR são individualizados e incluem operações de crédito, repasses interfinanceiros, coobrigações e limites.

Para que serve o SCR?

O SCR serve para várias finalidades:

  • 1.            Avaliar se você está muito endividado e se deve ou não contratar mais uma operação de crédito.
  • 2.            Conferir se existe alguma dívida que você não contratou.
  • 3.            Conhecer melhor suas dívidas, para tentar renegociar ou transferir para outro banco.

Essencialmente, o SCR é uma ferramenta valiosa para gerenciar suas dívidas e operações de crédito. Compreender como analisar esse relatório pode em suma ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais informadas e a manter sua saúde financeira em dia.

Como Analisar o Relatório do Registrato

Como acessar o SCR?

Desde março de 2023, o acesso ao sistema foi unificado e agora só pode ser feito por meio da conta no Portal gov.br. Aqui estão as etapas para acessar o Registrato por meio do Gov.br:

  • 1.            Acesse o portal Gov e insira seu CPF.
  • 2.            Insira sua senha Gov.
  • 3.            Use o menu da página para escolher o relatório que deseja acessar e clique em “Consultar”.

Após logar no Registrato com a sua conta Gov.br, aparecerá em sua tela diversas opções de relatórios disponíveis para consulta. Identifique o que você deseja visualizar e clique em “Consultar”. Em seguida, aceite os termos de ciência e responsabilidade e selecione o botão “Gerar Relatório”. Assim, será possível ver todos os dados.

É em suma de extrema importância você acessar o relatório completo e não o resumido.

Está com dúvidas sobre o SCR? Veja aqui.

Como Analisar o Relatório do Registrato

O verdadeiro pulo do gato sobre o relatório do SCR é você verificar as colunas “vencido” bem como “prejuízo”. Essas colunas se estiverem com algum valor ou uma marca de “X” quer dizer que tem caráter restritivo. Como resultado isso pode causar problemas de restrição de crédito.

Esses colunas representam pendências como dívidas contudo mesmo após quitar essas dívidas as colunas ainda continuam marcadas

A grande questão é que essa prática é ilegal e que ainda por cima lhe causa diversos problemas para acessar crédito.

Além disso é algo imoral já que a pessoa lutou para poder pagar suas dívidas e mesmo assim elas continuam a “assombrar” ela restringido a mesma

Veja o vídeo na prática Como Analisar o Relatório do Registrato.

Conclusão

O SCR é uma ferramenta valiosa para gerenciar suas dívidas e operações de crédito. Compreender como analisar esse relatório pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais informadas e a manter sua saúde financeira em dia. Lembre-se, a informação é a chave para o sucesso financeiro!

Saiba como acabar com as restrições causadas pelo SCR aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *