Crédito ou débito

Crédito ou débito? Qual pagamento escolher?

Uma pergunta extremamente comum quando vamos as compras. A operadora de caixa no final fala se iremos pagar com crédito ou débito e quase nunca paramos para pensar qual é o mais vantajoso e logo usamos a opção mais fácil. Mas qual seria a melhor opção?

Hoje iremos abordar de maneira direta qual opção entre as formas de pagamento é ideal para você.

Pagamento em débito

Geralmente a primeira linha de pagamento liberada quando abrimos uma conta em uma instituição financeira. O cartão de débito seria nada menos do que o pagamento em espécie uma vez que assim que for feito o pagamento o valor é debitado de sua conta.

Em outras palavras o pagamento em débito seria você pagando com um dinheiro virtual no qual imediatamente sai de sua conta.

Pagamento em crédito

Diferente do débito o crédito seria quase como um “fiado”. nesse caso você paga e somente depois você paga no qual geralmente é 1 mês.

O pagamento desse valor por então é feito no que é chamado de fatura. Essa fatura é gerada pela instituição financeira e deve ser paga dentro de seu vencimento. Todas as compras até uma certa data entram na fatura e compras posteriores entram na próxima fatura.

Um ponto muito importante é que o pagamento via crédito possibilita o parcelamento da compra permitindo maior flexibilidade em seu orçamento.

Resumindo o pagamento em crédito seria como um empréstimo no qual a instituição paga a compra e depois dentro de um curto prazo paga de volta a instituição. Quase como um pai.

Crédito ou débito

Qual melhor entre o crédito e débito?

Como vimos anteriormente ambos possuem uma maneira peculiar em pagar. Em forma resumida no débito você paga na hora enquanto no crédito você somente paga realmente no vencimento da fatura.

Primeiramente vale ressaltar que a instituição financeira somente libera crédito após uma analise do cliente verificando sua pontuação no Serasa e também seu histórico. Após essa analise é concedido ou não crédito a pessoa. Além disso a quantidade de crédito disponível também é baseada nos critérios mencionados anteriormente.

Se quiser saber como aumentar o score veja aqui.

O valor concedido a pessoa para uso para o cartão de crédito é chamado de limite e pode variar de pessoa e passoa.

Em outras palavras a quantidade que você pode gastar entre as duas modalidades é:

  • No débito: O quanto você tem na conta
  • No crédito: O quanto de limite a instituição liberou

Com isso em mente a resposta é: Depende de seu nível de controle financeiro.

Em suma pagamento em crédito tende a ser mais benéfico uma vez que nesse meio tempo o seu dinheiro que seria usado para o consumo poderá render em alguma aplicação financeira.

Porém deve ser levantando que muitas vezes as instituições financeiras tendem a oferecer limites muito maiores que a renda da pessoa então a possibilidade de um descontrole financeiro é enorme.

Além disso as negociações disponíveis do pagamento do cartão de crédito possuem juros elevados aumentando ainda mais a bola de neve se ocorrer um descontrole financeiro.

Dessa forma então se você tiver uma disciplina financeira e um controle assíduo de seus gastos então o cartão de crédito é uma opção muito mais vantajosa comparada ao débito.

Se o inverso for verdade em relação a sua disciplina financeira então para evitar cair em armadilhas o melhor a se fazer é utiliza o débito.

Dicas extras para ponderar entre o cartão de crédito ou débito

Verifique se não há juros no parcelamento bem como também se há a possiblidade de desconto se for pagamento a vista.

Muito cuidado com o código de segurança em seu cartão para evitar fraudes bem como golpes em seu nome

O uso controlado e continuo do cartão de crédito é uma maneira eficiente de aumentar sua pontuação.

Procure instituições que não cobrem tarifas e taxas quando for adquirir um cartão.

Evite ao máximo atrasar o pagamento da fatura e parcelar o seu pagamento para não pagar juros.

Lembre-se que o cartão tanto de débito como o de crédito são ferramentas para ajudar você e não serem um problema.

Ainda tem dúvidas?

Evite entrar em uma espiral sem fim de dívidas com o auxilio de um especialista de verdade! O especialista, consultor bem como professor Emanuel irá te guiar para você organizar a sua vida financeira. Veja aqui como ter sua ajuda em sua consultoria.

Confira também meus outros materiais como guias para você sair do vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *