Ganhe dinheiro com dividendos e pague suas dívidas

Sabia que você pode faturar com o lucro de grandes empresas? Através dos dividendos é possível aumentar o seu patrimônio e alcançar sua independência financeira.

Você também pode utilizar parte do lucro das empresas para quitar suas dívidas e deixar seu nome limpo. Então, continue lendo este artigo para encontrar todas as informações que precisa.

O que são dividendos?

Os dividendos são parte do lucro de uma empresa que é dividido entre os seus acionistas. Dessa forma, eles são uma maneira de remunerar as pessoas que investiram seu dinheiro através da compra de ações.

De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas que fazem parte da bolsa de valores precisam dividir seus lucros. Assim, a porcentagem mínima estipulada para repassar aos sócios é de 25%.

A quantidade de dinheiro que você recebe da empresa varia de acordo com a quantidade de papéis que possui. Ou seja, o seu lucro depende de quantas ações você comprou na bolsa de valores.

Uma empresa que obteve lucro tem 3 formas de utilizar seus recursos. Assim como podemos observar a seguir:

  • Utilizar o dinheiro para quitar as dívidas ou gerar melhorias na empresa;
  • Destinar todo o lucro para os acionistas;
  • Utilizar parte do dinheiro para reinvestir no empreendimento e outra parte para pagar os acionistas.

A última opção é a mais vantajosa para as empresas. Afinal, para que um negócio tenha sucesso é necessário estar sempre em expansão. Além disso, é importante que os dividendos sejam pagos.

Uma imagem contendo atletismo, mulher, segurando, jovem

Descrição gerada automaticamente

Para que cada vez mais investidores sejam convencidos a comprar ações na bolsa de valores. Já que a distribuição de lucro serve como recompensa para os acionistas que acreditaram no crescimento da instituição.

Por que os dividendos são importantes para as empresas?

Em geral, as empresas que pagam bons dividendos para os seus acionistas não costumam sofrer em períodos de crise. Afinal, elas possuem uma longa lista de investidores interessados em fazer parte da sociedade.

Isso faz com que a margem de lucro dessas empresas seja relativamente constante. Dessa forma, elas se mantêm competitivas e valorizadas no mercado. Até durante períodos de muita crise e instabilidade.

O mesmo acontece com os acionistas dessas instituições. Afinal, quando as grandes empresas se tornam imunes a crises, continuam direcionando uma boa quantia para os investidores.

Criando um ciclo constante de entrada e retorno dos recursos por meio da bolsa de valores. Então, é importante saber como utilizar o lucro das empresas a seu favor. Tanto para aumentar quanto para proteger o seu patrimônio.

Como as empresas pagam os dividendos?

Para que uma empresa repasse parte do seu lucro para os acionistas são necessários alguns procedimentos. Assim, acompanhe o resumo a seguir:

  • Primeiro é necessário conseguir a aprovação no Conselho Administrativo da organização;
  • Para estimar o lucro total da empresa e quanto dele pode ser revertido para os acionistas sem prejudicar a instituição;
  • Depois disso é necessário protocolar a decisão na Comissão de Valores Mobiliários;
  • Em seguida a empresa precisa divulgar o valor do lucro que será distribuído. Bem como a data para pagamento;
  • Por fim, o dinheiro será creditado diretamente na conta dos acionistas da empresa.

Em geral, as companhias variam o valor dos dividendos conforme a situação do mercado. Assim como, pelo seu crescimento na bolsa de valores. Por exemplo, uma pequena empresa pode começar pagando 25% do seu lucro.

Que é a taxa mínima exigida pela legislação brasileira. Contudo, com o passar do tempo e com o aumento dos seus rendimentos ela pode começar a pagar 40%.

Por isso é tão importante que um investidor seja capaz de reconhecer as tendências do mercado. Bem como, as empresas que têm chance de crescer ao longo dos anos.

Já que assim poderá pagar um valor reduzido para participar da sociedade. Ou até mesmo comprar uma porção maior da empresa que, no futuro, irá valorizar e gerar um grande lucro.

Tipos de dividendos

Agora que você já sabe que pode lucrar com parte do lucro das grandes empresas. É importante conhecer os tipos de dividendos que pode receber através delas.

Acompanhe as principais formas a seguir:

Dinheiro

A primeira delas é receber o dinheiro correspondente diretamente na sua conta corrente. Assim, o valor pode representar um percentual por cada ação que você possui. Por exemplo, 3% por papel.

Mas também pode representar uma quantia fixa como R$ 4 reais por ação. Dessa forma, você pode utilizar o dinheiro para comprar mais uma parte da empresa. Ou para quitar as suas dívidas e regularizar suas finanças.

Ações

O pagamento também pode ser realizado em forma de ações. Assim, ao invés de receber dinheiro vivo, você conseguirá uma parcela ainda maior do patrimônio da empresa. Por exemplo;

  • Digamos que você possua 200 ações da empresa X na sua carteira de investimentos;
  • Essa empresa definiu que pagará 5 ações para cada 100 que o acionista possuir em carteira;
  • Logo o seu pagamento será de 10 ações.

Dividendo especial

Esse tipo de remuneração acontece quando a companhia vende parte da sua marca. Ou apresenta uma grande rentabilidade subitamente. Basicamente, esse pagamento é muito mais rentável para os acionistas.

Se as suas finanças não estiverem em dia, é bom usar o dinheiro para negociar suas dívidas e limpar seu nome. Pois, de nada adianta lucrar com os dividendos e perder dinheiro com os juros e multas.

Como ganhar dinheiro com o lucro de empresas?

Para ganhar dinheiro com o lucro das empresas você precisa montar a sua carteira de investimentos. Dessa forma, a principal recomendação é não comprar ações de uma única companhia.

Ovo de chocolate

Descrição gerada automaticamente

Em outras palavras, não coloque todos os ovos em uma única cesta. Afinal, pode ser que essa empresa enfrente grandes crises no futuro e acabe quebrando. Te deixando sem nenhum lucro.

Por isso é importante que você avalie com cuidado as empresas na bolsa de valores. Escolha aquelas que possuem uma boa estimativa de crescimento nos próximos anos.

E que representem setores do mercado que você entende e gosta de acompanhar. Assim, será mais fácil compreender as oscilações naturais da bolsa de valores.

Também é importante analisar a conjuntura da instituição como um todo. Por exemplo:

  • Qual a competência da direção;
  • Quais costumam ser as decisões do conselho de administração a respeito da distribuição de lucros;
  • A estabilidade da empresa durante períodos de crise;
  • A sua atuação no mercado em comparação com as concorrentes do setor;
  • Suas oscilações na bolsa nos últimos anos;
  • Qual a frequência dos pagamentos.

Outras questões básicas que precisam ser avaliadas antes da compra da ação são:

  • Preço do papel;
  • Saúde financeira da instituição;
  • O Dividend Yield;
  • A qualidade da gestão.

Se você for novato na bolsa de valores, é importante estudar muito antes de realizar o investimento. Bem como, seguir pessoas que possuem ações nas empresas que você tem interesse de participar.

Aprenda a investir em dividendos em 5 passos simples

Ganhar dinheiro com dividendos não é complicado. Principalmente porque você pode utilizar o lucro das empresas para pagar todas as suas dívidas e alcançar independência financeira.

Nos próximos tópicos nós separamos cinco passos para você iniciar sua jornada na bolsa de valores. Então, leia até o final e comece a colocar em prática hoje mesmo para aumentar o seu patrimônio:

Abra sua conta na corretora

O primeiro passo é abrir a sua conta em uma corretora. Afinal, essa é a melhor maneira de iniciar seus investimentos na bolsa de valores. Pois, a maior parte das corretoras não cobram taxas dos seus usuários.

Além disso, elas foram especialmente desenvolvidas para ajudar as pessoas a investirem no mercado de ações. O processo para abrir sua conta é bem simples e rápido. Já que pode ser realizado pelo seu computador ou celular.

As corretoras online mais famosas no Brasil são:

  • XP Investimentos;
  • Ativa;
  • Easynvest;
  • Rico Investimentos;
  • ModalMais;
  • Toro.

Transfira o seu dinheiro

Após abrir sua conta é importante transferir dinheiro para a corretora. Assim, transfira exatamente a quantia que deseja investir através de operações como o TED ou DOC.

Você também pode agendar o pagamento. A fim de que todo mês o mesmo valor seja creditado na sua conta na corretora. Assim, você diminuirá as chances de gastar seu dinheiro com outras coisas.

Confira as recomendações do mercado

Procure informações sobre as empresas que oferecem melhores opções de dividendos no mercado. Isso pode ser feito diretamente pela sua corretora. Contudo, você também pode acompanhar a análise de especialistas.

Compare as ações

Escolha as ações que você tem intenção de comprar. Para que possa comparar os prós e contras de cada uma delas. Nessa etapa é importante analisar com cuidado a constância do pagamento e o lucro de cada papel.

Também leve em consideração a reputação da empresa no mercado. Bem como, as possibilidades de crescimento nos próximos anos. Se baseie nas recomendações de investidores experientes para ter mais segurança.

Reinvista os lucros

Por último é fundamental que você reinvista os lucros que obter com os pagamentos. Dessa forma, conseguirá diversificar cada vez mais sua carteira. Assim como, aumentar a segurança e o rendimento dos seus investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *