Não consegue crédito? Você pode ter restrição indevida no SCR

Você sabe o que é o SCR? Essa sigla representa o Sistema de Informação de Crédito que mantém o registro das transações financeiras acima de R$ 200,00. Tanto de pessoas físicas quanto jurídicas do Brasil.

Basicamente, esse registro é gerenciado pelo Banco Central. E é um dos principais motivos que dificultam o acesso ao crédito no país. Assim, para mais informações continue a leitura deste artigo.

O que é o SCR?

O SCR também é conhecido como a lista negra do Banco Central. Pois, reúne informações sobre o histórico de crédito dos clientes de vários bancos. Nesse sentido, sempre que uma pessoa solicita crédito.

Ou atrasa o pagamento das suas dívidas. Essa informação é repassada para o Banco Central e fica disponível para todos os demais bancos. Dessa forma, eles têm livre acesso ao histórico de crédito de potenciais clientes.

Permitindo que eles avaliem a possibilidade de liberar empréstimos e financiamentos ou não. De acordo com os dados de pagamento ou inadimplência que constam no SCR.

Pessoa na frente de um laptop

Descrição gerada automaticamente

Por conta disso, quando você solicita crédito no banco o seguinte processo ocorre:

  • Em primeiro lugar, é feito uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SCPC e Serasa);
  • Caso o nome esteja limpo o banco confere o score de crédito;
  • Bem como, o score interno do consumidor no banco;
  • Por fim, a última análise é a verificação no Sistema de Informações do Banco Central.

Assim, qualquer registro de atraso no pagamento ou inadimplência nos últimos 2 anos pode interferir na liberação de crédito. Sendo que, em alguns casos, continuam registradas no Banco Central dívidas com mais de 5 anos.

Por isso é tão importante que o consumidor conheça os seus direitos. Principalmente o que está relacionado com a prescrição de dívidas e a cobrança indevida.

Também é fundamental ter acesso a todas as operações que estão registradas no Banco Central. Assim, é só acessar o Registrato, realizar o cadastro e solicitar o extrato.

Como os bancos utilizam o SCR?

Além de usar o SCR como forma de avaliar os riscos de liberar crédito. Essa ferramenta também é utilizada para burlar o Código de Defesa do Consumidor.

Pois, os bancos oferecem acordos para limpar o nome dos inadimplentes. Sem deixar claro que todo o valor que for descontado no pagamento será registrado como pendência no Banco Central.

Ou seja, caso você pague um acordo que oferece 30% de desconto na sua dívida. Esses 30% serão registrados na lista negra do crédito. Então, ainda que você tenha o nome limpo, terá dificuldade para conseguir:

  • Financiamentos;
  • Empréstimos;
  • Cartões de crédito;
  • Aumento do limite bancário;
  • Parcelamentos com juros baixos.

Por isso esse tipo de registro no SCR é ilegal e pode ser denunciado nos órgãos de defesa ao consumidor. Contudo, para isso é necessário ter conhecimento sobre as leis e a negociação de dívidas.

Como tirar o seu nome da lista negra dos bancos?

Para retirar o seu nome da lista negra é necessário negociar com os bancos. Contudo, esse processo pode ser bastante burocrático e demorado. Pois, será preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o Registrato do Banco Central e solicitar o extrato;
  • Conferir todas as transações que constam na aba “Prejuízos” do extrato;
  • Analisar se as dívidas que estão registradas já foram pagas;
  • Bem como, se alguma delas prescreveu depois de 5 anos;
  • Juntar todos os comprovantes de pagamento e documentos que demonstrem a prescrição da dívida;
  • Entrar em contato com o banco;
  • Solicitar a remoção do nome no Sistema de Informação de Crédito;
  • Enviar todos os documentos solicitados;
  • Aguardar a análise do banco.

Além disso, o consumidor precisa estar preparado para exigir que os seus direitos sejam cumpridos. Pois, os bancos farão de tudo para dificultar o processo.

Assim como, encontrarão motivos para manter o nome do cliente no SCR. Já que é do interesse deles controlar a liberação de crédito. Para abusar das taxas de juros e aumentar sua influência sobre o consumidor.

Diante disso, é fundamental investir no seu conhecimento. Para enfrentar todas as estratégias dos bancos. Nesse sentido, uma boa alternativa é estudar as leis que protegem o consumidor.

E entender como o ocorre a prescrição de dívidas. Bem como, a melhor forma de responder aos atos ilegais cometidos pelos credores. Assim, você estará um passo mais perto de conquistar sua independência financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *