O que é empréstimo consignado e até quando ele vale a pena?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito mais acessível. Porque o banco que oferece tem total confiança de que vai receber o pagamento. Pois, as parcelas são debitadas do salário de quem contraiu o crédito.

Esse é o caso dos aposentados, funcionários públicos e pensionistas. Entretanto, nem sempre é uma boa escolha optar pelo consignado. Porém, em outras situações, pode realmente valer a pena.

Leia esse artigo para saber quando esse empréstimo é um bom negócio. Além disso, saiba como os consignados funcionam. Inclusive, quais são as vantagens e desvantagens dessa linha de crédito.

Como funciona o consignado?

A princípio, o empréstimo é descontado do salário do cliente. Ou da sua aposentadoria, dependendo do caso. Então, certa quantia da renda é comprometida ao credor mensalmente.

Dessa forma, a instituição financeira fica assegurada quanto ao pagamento das parcelas. Por isso, antes de pegar esse empréstimo, pense bem. Pois, essa decisão pode apertar seu orçamento e aumentar as chances de endividamento.

Aproximadamente 20% da renda dos brasileiros é voltada para a quitação de dívidas. De acordo com o Banco Central. Assim, esse percentual duplicou na última década e continua aumentando.

Empréstimo consignado: quem tem direito?

Essa linha de crédito pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Por isso, esse crédito é uma das modalidades mais baratas disponíveis. Portanto, é útil em diversos casos. Então, confira abaixo quem pode contrair esse tipo de empréstimo de forma rápida:

  • Quem tem carteira assinada;
  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Funcionários públicos.

Para saber se o consignado vale a pena para você, acompanhe a seguir.

As vantagens do empréstimo consignado

Suponha que você tenha uma dívida alta com cheque especial ou com cartão de crédito. Aliás, é o caso de muitas famílias brasileiras. Portanto, sabe-se o quanto essas modalidades cobram juros abusivos.

Então, usar o consignado para sanar a dívida com juros é uma boa ideia. Também é interessante, se você quer iniciar um negócio próprio. Ou até mesmo fazer uma pequena reforma na casa.

Assim, confira abaixo os principais benefícios desse tipo de empréstimo.

Os juros são menores

As taxas dessa linha de crédito são inferiores às demais modalidades do mercado. Portanto, é uma boa opção em um caso de emergência. Por exemplo, fazer exames médicos mais caros.

Ou até mesmo pequenos reparos na sua casa.

É mais fácil de contratar

A burocracia com os empréstimos consignados é bem pouca. Além disso, o dinheiro é liberado de forma rápida. Porque, nessa modalidade, o recebimento das parcelas pelo banco é garantido.

O ideal em casos de dívidas, é que elas não ultrapassem 20% da sua renda. A não ser em situações de financiamento imobiliário. Assim, o limite é de até 30%.

O prazo é mais longo

O tempo para quitação do consignado costuma ser maior. Em geral, as instituições financeiras dão o prazo de até 10 anos para pagar.

As desvantagens do empréstimo consignado

Não vale a pena contratar esse crédito para realizar compras de mercado, por exemplo. Portanto, o mais lógico seria rever seus gastos e reorganizar seu orçamento. Logo, outra situação é sobre investimentos financeiros.

Também não é uma boa ideia. Pois, os juros do consignado são maiores que os rendimentos que você obterá da aplicação. Por fim, não faça consignado para terceiros.

É o caso de familiares ou amigos próximos. Mesmo assim, recuse. Porque a dívida será no seu nome e a pessoa pode faltar com os pagamentos. Assim, acompanhe a seguir as principais desvantagens

A possibilidade de perder o emprego

Você não sabe o que acontecerá amanhã. Portanto, se você trabalha em uma empresa, corre o risco de ficar desempregado algum dia. Afinal, tudo pode acontecer. Então, o empréstimo teria que ser quitado de uma só vez.

Nesse caso, seria melhor considerar outro tipo de empréstimo, mesmo que seja mais caro. Aliás, o contrato consignado afirma o desconto de até 30% da quantia recebida na anulação.

Logo, leia o documento com muita atenção antes de assinar.

Dívidas prolongadas

Situações inesperadas surgem na vida o tempo todo. Por isso, garanta que você conseguirá lidar com os imprevistos tendo o valor do crédito descontado todo mês.

Não é possível suspender ou atrasar os débitos

O valor do consignado é descontado de forma automática. Portanto, adiar ou suspender não é uma opção nesse caso. Além disso, você pode encontrar dificuldades se quiser renegociar esse empréstimo.

Consignados: vale a pena ou não?

Agora você conhece as vantagens e desvantagens. Assim como, as situações em que o consignado vale a pena ou não. Portanto, avalie suas necessidades e veja qual a melhor estratégia para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *