Comprar carros usados ou zero? O que vale mais a pena?

O que é mais vantajoso, comprar carros usados ou novos? Afinal, essa dúvida sempre bate quando se planeja trocar de veículo. Então, como escolher qual é a melhor opção? Pois, um carro novo tem a vantagem de nunca ter tido um proprietário.

A chance de dor de cabeça com a oficina é menor. Por outro lado, os veículos usados favorecem o seu bolso, por serem mais baratos. Além disso, a maioria tem ótimo estado de conservação.

Para tomar uma decisão sobre qual escolher, continue lendo esse artigo. Pois, antes de tomar uma decisão, é importante entender sua real necessidade. Sobretudo, os custos ao comprar carros usados ou zero.

Valor de entrada e parcelas de financiamento

A sua condição financeira é um dos principais fatores a serem considerados. Portanto, seja realista sobre o quanto você pode pagar, para não se endividar. Pois, é isso que vai determinar a escolha entre um carro novo ou usado.

Também é preciso saber se a quantia desembolsada será à vista ou em parcelas. Aliás, a segunda opção é mais acessível do que a primeira. Então, o que deve ser considerado é o valor de entrada e as parcelas mensais.

O indicado é que você não assuma prestações maiores do que 30% da sua renda. Ou seja, suponha que você receba R$2000,00 por mês. Desse modo, as parcelas devem ser de até R$600,00.

Junte a isso o valor que você pode dar de entrada. A partir daí, você tem boas opções para comprar carros usados ou novos.

Na hora de financiar, saiba de quanto é o seu score

Não desanime se você não tem condições de dar uma quantia alta de entrada. Ou até mesmo nas parcelas. Pois, isso não vai impedir seu sonho de ter um carro. Porque, a instituição financeira leva em conta o seu score de crédito.

Com ele, o banco é capaz de avaliar suas condições financeiras para o financiamento. Assim, um score alto garante juros menos abusivos e melhor prazo. Entretanto, se o seu não é tão alto, não se preocupe.

É possível aumentá-lo, para isso confira algumas sugestões abaixo:

  • Faça um planejamento financeiro;
  • Mantenha todas as suas contas em dia;
  • Realize o cadastro positivo para mais informações a fim de avaliar o score;
  • E principalmente, controle suas despesas para evitar dívidas.

Para consultar seu score, basta acessar o site do Serasa.

Na hora de comprar carros usados leve em conta os gastos

O valor de entrada e das parcelas não devem ser considerados sozinhos. Pois, há ainda os custos de manutenção. Desse modo, cada veículo tem um gasto particular, que é avaliado da seguinte forma:

  • De acordo com a dificuldade mecânica do carro;
  • Na agilidade de encontrar uma revisão;
  • E no valor das peças substitutas.

Para decidir entre um carro usado ou novo, pesquise sobre o Índice de Manutenção Veicular. Portanto, esse modo de pesquisa voltado para carros vai te ajudar sobre qual manutenção é barata.

A revisão do veículo e suas peças são feitas depois de determinados quilômetros rodados. Portanto, veículos usados costumam ter despesas de manutenção maiores.

Outros custos ao comprar carros usados

Além de todas as despesas citadas acima, ainda há os impostos, licença e desvalorização. Pois, quando um veículo novo sai da loja, ele já sofre desvalorização. Assim, em seu primeiro ano, o carro costuma perder até 20% do seu valor.

No entanto, os carros usados levam vantagem nesse quesito. Porque costumam desvalorizar menos. Por outro lado, o seguro para veículos assim é maior. Aliás, não se esqueça de adicionar o IPVA à lista de custos com o carro.

Ele deve ser pago todo ano e seu preço varia com o valor do automóvel. Já o licenciamento, é um gasto em que o quesito veículo novo ou usado não importa muito. Pois, seu valor depende do estado.

As vantagens de comprar carros usados ou zero

É importante na hora de decidir por um carro, pesar os pontos positivos dele. Dessa forma, você pode compará-los de acordo com suas necessidades. Inclusive, com o seu orçamento. Assim, conheça as principais vantagens de comprar um veículo novo:

  • Você será o primeiro proprietário;
  • Vai levar mais tempo para apresentar problemas mecânicos;
  • Possui garantia de fábrica;
  • Tecnologia mais recente;
  • Maior facilidade na hora de comprar e revender.

Agora, veja os benefícios ao comprar carros usados:

  • Automóvel mais barato;
  • Sofre menos desvalorização;
  • Os impostos são menores;
  • Parcelas do financiamento são mais acessíveis;
  • É uma boa opção para quem está começando a dirigir.

Afinal, qual vale mais a pena?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Pois, tudo depende do seu orçamento e das suas necessidades. Dessa forma, você precisa decidir quais questões são mais relevantes e qual opção cabe no seu bolso e lhe trará mais satisfação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *