Orçamento estourou? Veja como renegociar dívidas atrasadas

Renegociar dívidas é o primeiro passo para quem quer organizar o orçamento. Afinal, é preciso saber quais são suas dívidas.

Não basta apenas entrar em contato com as empresas para renegociar. Necessita-se de planejamento para suas finanças.

Então, veja dica para auxiliar no seu orçamento estourado. Desta forma, você pode se recuperar e não ficar com dívidas.

Faça uma avaliação financeira

O primeiro passo para quem busca renegociar dívidas é avaliar sua situação financeira. Assim, terá mais clareza para tomar decisões futuras. Então, anote tudo o que ganha e gasta no mês.

Veja quais são os gastos mensais e as dívidas do mês. Além disso, os valores, prazos e formas de pagamento.  Com isso, você visualiza a sua dívida.

Estabeleça um valor para renegociar dívidas

Ao fazer sua avaliação defina o valor disponível para renegociar dívidas. Ou seja, até quanto pode usar mensalmente para essas despesas. Inclusive, deve ser um valor fixo, já que, possivelmente, fará um parcelamento.

Do valor total disponível em seu mês não esqueça de fazer um fundo de emergência. Afinal, imprevistos podem acontecer e você não deseja comprometer seu orçamento novamente.

Priorize para renegociar dívidas

Antes de começar a renegociar dívidas é importante que priorize o que deseja quitar. Então, faça uma lista daquelas que tem mais urgência em necessidade. Em seguida, as que podem esperar mais um pouco.

Fazer a priorização ajudará a manter o foco em reorganizar seu orçamento. Além disso, possibilita que comece a realmente pagar dívidas em sua totalidade.

O ideal é que comece com as que são mais caras. Isso porque elas possuem taxas de juros maiores. Logo, quanto mais demorar, maior será o valor final a ser pago.

Faça suas propostas

Para renegociar dívidas é importante que já tenha propostas em mente. Ou seja, antes mesmo do primeiro contato, faça algumas simulações. Desta forma, saberá o quanto pode pagar mensalmente.

Logo que fizer o contato já informe a sua proposta. Certamente a empresa irá negociar até que cheguem em um acordo. Assim, deve estabelecer algo que seja benéfico para ambas partes.

Renegociar dívidas: feche acordos possíveis

É comum que as pessoas ao renegociar dívidas aceitem acordos fora de seus orçamentos. Isso porque desejam muito se livrar de todas as pendências financeiras.

Ao fechar um acordo tenha certeza que o valor esteja dentro de seu orçamento. Sendo assim, consegue garantir que cumprirá com suas obrigações. Jamais aceite uma proposta que ultrapasse o dinheiro disponível.

Vale lembrar que não cumprir com o acordo gera uma nova dívida. Além disso, são cobrados juros e o valor final aumenta. Portanto tenha muito cuidado e atenção neste momento.

Planeje todos os pagamentos

Após renegociar dívidas é importante que organize seus pagamentos. Ou seja, anote todos os prazos e valores que deve quitar. Também informe a forma que o dinheiro será entregue.

Ter todas essas informações ajuda no cumprimento de seu acordo. Afinal, você pode adicionar lembretes em seu celular e aplicativos. Logo, receberá alertas perto de todo o pagamento.

Pague para não renegociar dívidas

Quando fizer o acordo é importante cumpri-lo corretamente. Caso contrário será preciso uma nova negociação. Mas com um valor mais alto que anteriormente.

Para que seu orçamento não estoure é importante manter seu planejamento. Sendo assim, deverá cumprir o acordo e diminuir gastos supérfluos e desnecessários.

No momento em que começar a organizar seu planejamento financeiro faça escolhas. Ou seja, levante quais gastos são desnecessários e podem ser cortados imediatamente.

Em seguida, verifique se há despesas que podem reduzir o valor final. Afinal, quanto menor for seu gasto mensal, maior será o dinheiro disponível para acabar com as dívidas.

Se conseguir arrumar uma renda extra neste período também será importante. Desta forma terá um valor a mais no mês para destinar ao seu orçamento e pagamento.

Por fim, vale ressaltar que renegociar suas dívidas é o primeiro passo para um bom orçamento. Logo, siga as dicas com cautela para alcançar os objetivos desejados.

Mantenha seus pagamentos em dia e reduza os gastos. Certamente terá um orçamento financeiramente positivo e que permite investimentos. Portanto, diga adeus às dívidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *