Taxas de juros nas cooperativas de crédito, o que são?

 

As taxas de juros nas cooperativas de crédito possuem taxas mais reduzidas. Assim, elas oferecem os mesmos serviços que os bancos mais tradicionais, como Banco do Brasil. Porém, será que compensa deixar seu banco e se associar a uma cooperativa de crédito?

Atualmente, há mais de 960 cooperativas no Brasil. Portanto, o sucesso delas se deve ao número de empréstimos feitos, com taxas 50% menores. Inclusive, em algumas regiões brasileiras, a única prestadora de serviços financeiros são as cooperativas.

Taxas de empréstimos mais baratas são bem atrativas. Entretanto, só isso basta para se juntar a uma cooperativa de crédito? Por isso, acompanhe esse artigo, para saber mais sobre essas instituições. Enfim, conheça aqui as principais vantagens delas.

O que são as cooperativas de crédito?

Quando você pensa em empréstimo, logo um banco vem em mente. Embora, outras instituições também proporcionem esse serviço e têm tido destaque no mercado. Por exemplo, as cooperativas de crédito.

Elas são uma organização que presta serviços financeiros por todo o país. Assim, o principal fator que favorece essas instituições são os juros. Pois, as taxas de juros nas cooperativas de crédito são mais baixas.

Além disso, elas alcançam a área rural, o que muitos bancos não fazem. Dessa forma, promovem o desenvolvimento da região e geram renda na comunidade.

A cooperativa nada mais é do que uma associação entre pessoas. Assim, os serviços prestados são entre os próprios associados, que são clientes e donos também.

Dessa forma, cada membro recebe uma cota por sua participação e cada associado gerencia a sua. Portanto, tudo nas cooperativas é feito de forma bastante democrática. Inclusive, votações e escolha dos dirigentes.

Taxas de juros nas cooperativas de crédito: como funcionam?

O capital exigido para se associar a uma cooperativa, em geral, é de R$100,00. Aliás, essa quantia pode ser retirada, se você quiser sair dessa instituição. Por outro lado, o associado também pode investir mais com o decorrer do tempo.

Para pessoas com nome sujo, isso não é um impedimento para entrar em uma cooperativa. Entretanto, pessoas negativadas têm mais dificuldade em serem aprovadas em certas linhas de crédito. Então, para abrir uma conta, você vai precisar:

  • De uma ficha de inscrição de entrada assinada;
  • Documentos de identidade e comprovante de residência.

Ao ser aprovado, o novo associado recebe os mesmos serviços prestados pelos bancos tradicionais, como:

  • Conta corrente;
  • Cartão com função crédito e débito;
  • Transferências por TED e DOC;
  • Folha de salário;
  • Boletos de tributos;
  • Contas de gastos e mais.

Para entender mais sobre taxas de juros nas cooperativas de crédito, adquira esse curso. Dessa forma, você saberá como negociar juros com um especialista da área.

Vantagens da cooperativa de crédito

O diferencial dessa instituição de crédito está em suas vantagens. Assim, o primeiro benefício é o atendimento personalizado. Pois, você é um dos donos do negócio. Ou seja, participa de todas as tomadas de decisões.

O desenvolvimento regional também é um fator interessante. Ao contrário dos bancos, as cooperativas estão presentes em regiões afastadas, não só nos grandes centros. Portanto, graças às cooperativas, comunidades rurais passaram a ter acesso a esses serviços financeiros.

E a principal vantagem: as taxas de juros nas cooperativas de crédito são mais baratas. Além disso, em caso de investimento, os rendimentos em cooperativas são maiores.

Desvantagens de uma cooperativa de crédito

A maior desvantagem é que se houver prejuízo, todos os associados devem arcar com ele. Por outro lado, as instituições fazem um fundo de reserva. A fim de evitar esse tipo de situação. Porém, se não for suficiente, os membros dividem prejuízo.

Taxas de juros nas cooperativas de crédito: compensa?

As cooperativas são uma opção vantajosa do ponto de vista da redução de custos. Pois, as taxas são menores na hora de solicitar um empréstimo ou abrir uma conta. Além disso, as cooperativas são instituições seguras.

São resguardadas por fundos de proteção de valores e leis regulamentadoras. Entretanto, há o receio da instituição falir. Embora haja garantias, é bom pesar todos os riscos antes de entrar em uma cooperativa.

Para aprender mais sobre taxas de juros nas cooperativas de crédito, confira esse curso. Desse modo, você tira todas as suas dúvidas com um grande especialista da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *