Foi lesado(a)? Reclame no Banco Central, veja dicas

O Banco Central é o responsável por fiscalizar as instituições financeiras e os bancos. Aliás, como a Anatel com as empresas de telefonia. Logo, ele dá acesso aos consumidores para que abram reclamações.

E também recebem denúncias quando a instituição desrespeita o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, esse artigo irá mostrar como você pode notificar o BC. Inclusive, quais são as principais reclamações dos brasileiros.

Caso você tenha sido prejudicado em alguma transação com o seu banco, não hesite. Assim, exerça seus direitos enquanto consumidor e entre em contato com o BC. Por fim, esse artigo irá te mostrar como.

O que é o Banco Central?

É uma instituição federal, ligada ao Ministério da Fazenda. Então criado na lei 4.595, de 1964. Dessa forma, o BC é responsável pela estabilidade dos preços. Ou seja, controla a inflação do Brasil.

Também é sua função supervisionar os bancos e demais instituições brasileiras. Além disso, também atua na:

  • Política monetária, cambial e de crédito;
  • Opera na relação financeira do Brasil com o exterior;
  • Supervisiona o Sistema Financeiro Nacional;
  • E administra o Sistema de Pagamento Brasileiro.

Em resumo, o Banco Central regulamenta todos os bancos do Brasil.

Como ele atua?

A função do BC é fiscalizar todas as instituições financeiras que conhecemos. Logo, se o seu banco está te deixando insatisfeito, o BCB pode ser a solução. Porém, a atuação dele é somente na área administrativa.

Ou seja, o Banco Central não atua na Justiça. Portanto, cabe a você, se achar necessário, entrar com uma ação na mesma.

As principais queixas contra as instituições financeiras

Todo ano, o BCB publica uma listagem com as reclamações mais frequentes entre os consumidores. Por exemplo, em 2020, o ranking foi liderado pelo Banco Pan. Com 1,4 mil queixas entre julho e setembro.

Confira abaixo algumas reclamações dos consumidores nesse ano:

  • Irregularidades sobre operações de crédito;
  • Erro nos serviços de internet banking;
  • Falha nas operações de cartões de crédito;
  • Oferta de empréstimo consignado de forma errada;
  • Proposta inadequada de cartão de crédito;
  • Insatisfação com a resposta do banco sobre reclamações registradas no BC.

Como fazer uma reclamação no BCB?

Primeiro o consumidor deve entrar em contato com o SAC do próprio banco. A fim de prestar queixa. Em seguida, anote o protocolo. Assim, o banco tem até cinco dias úteis para dar uma satisfação.

Se o problema não for resolvido ou não houver resposta, tente a ouvidoria do banco. Então, ela tem o prazo de quinze dias para dar uma solução ao consumidor. Entretanto, se não houver contato, a última opção é o BCB.

Uma dica é sempre anotar o dia e horário em que você fez a reclamação. Pois, são provas de que você tentou contato, antes de procurar o BCB. Inclusive, nunca deixe de anotar também o número do protocolo.

Para entrar em contato com o BC, conheça os principais canais de atendimento.

Atendimento por telefone

  • Digite 145;
  • Horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Devido a pandemia do Covid-19, os atendimentos presenciais e por carta foram suspensos. Desse modo, o atendimento por telefone pode ser um pouco mais demorado também.

Passo a passo de como reclamar com o Banco Central

Para registrar sua reclamação, é só acessar o site. Em seguida, preencha os campos obrigatórios com seu CPF ou CNPJ. Aliás, a queixa pode ser feita de forma anônima. Porém, desse jeito você não receberá uma resposta.

Na página que abrir, informe contra qual instituição você deseja reclamar. Logo após, escolha o motivo da reclamação. Então, relate seu problema e procure ser bastante claro e minucioso.

O formulário fica disponível até 59 minutos. Por isso, escreva um rascunho da mensagem antes, depois é só copiar e colar. Dessa forma, você não perde tempo.

Após preencher o formulário, clique em “avançar”. Na tela seguinte, dê as informações de contato pedidas. Por fim, você receberá um protocolo da queixa.

Guarde muito bem a sequência, pois irá precisar dele para acompanhar o status da reclamação. Aliás, o Banco Central encaminha uma cópia da queixa e do protocolo pelo e-mail fornecido por você.

Em seguida, sua mensagem é enviada para seu banco. Assim, ele tem até dez dias úteis para responder.

Não deixe de buscar seus direitos de consumidor

O banco ou instituição financeira tem o dever de dar um parecer ao consumidor quando procurado. Assim como de solucionar o problema em questão.

Caso não tenha uma resposta satisfatória, continue insistindo. Porém, se ainda assim nada for feito, o PROCON é uma opção.

Em último caso, procure a Justiça. Vale ressaltar que o Banco Central não tem como agir nas queixas de cada consumidor.

1 comentário em “Foi lesado(a)? Reclame no Banco Central, veja dicas”

  1. GERALDA PEDRO PEREIRA DE FIGUEIREDO

    MEU FILHO SÁVIO CARDOSO ENTROU COMO CONSORCIADO NA EMPRESA PORTOBENS EM TEOFILO OTONI , COM A PROMESSA DE QUE SE ELE PAGASSE 24 PRESTAÇÕES TERIA O DIREITO DE RETIRAR O CAMINHAO. MANDARAM UM VIDEO DE PROPAGANDA ENGANOSA PRA ELE DIZENDO QUE ELE PODERIA RETIRAR O VEICULO E CONTINUAR PAGANDO AS PRESTAÇÕES RESTANTES. MAS FOI TUDO MENTIRA. QUANDO ELE SOLICITOU QUE GOSTARIA DE TIRAR O CAMINHAO ELES PEDIRAM PRA ELE TANTO DOCUMENTO ABSURDO EDEPOIS NEGOU QUE PODERIA RETIRAR O CARRO, POIS ELE NÃO PODERIA PAGAR.

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