Carro alienado, o que é e vale a pena?

Você já ouviu falar em carro alienado? Se é um termo desconhecido para você, então acompanhe esse artigo. Assim, você saberá tudo sobre o assunto. Inclusive, como pesquisar se um carro está alienado. E ainda, se vale a pena comprar um.

Sabe quando você financia um carro e ele é entregue como garantia ao banco? Então, é isso que torna um veículo alienado. Porém, apenas enquanto não ocorre a quitação total da dívida.

Por isso, a financeira pode reaver o carro se as parcelas não estiverem em dia. Por outro lado, há outro termo que também pode parecer estranho a você. Mas está vinculado ao tema: alienação fiduciária..

Assim, se você se encontra nessa situação, leia essa matéria e saiba tudo a respeito. Dessa forma, esclareça aqui as suas dúvidas. Principalmente, se existem riscos na compra ou venda de um carro alienado.

O que é alienação fiduciária?

É um empréstimo no qual valor total da dívida se reduzido. Pois, nesse processo, os juros são mais baixos, se comparados ao mercado. Aliás, a alienação fiduciária também é vantajosa para a instituição que concede o financiamento.

Porquê dessa forma o risco de inadimplência é menor. Já que a financeira pode reaver o carro a fim de que não haja prejuízo. Até porque, na prática, o veículo é propriedade do banco, até a conclusão do empréstimo.

Onde fazer a alienação fiduciária?

Não são só as financeiras e os bancos que oferecem esse recurso. Aliás, diversas empresas têm oferecido essa modalidade de empréstimo. Principalmente, as chamadas fintechs.

O foco dessas instituições é em tecnologia e finanças. Por isso, elas têm buscado alternativas melhores que os dos bancos tradicionais. Inclusive, oferecem esse recurso de carro alienado, dentre outros. Então, o propósito delas é facilitar o seu acesso ao crédito.

Assim como, reduzir os juros elevados do país. Dessa forma, tudo pode ser feito via internet, sem que você precise sair de casa. Enfim, é a era digital se fazendo presente cada vez mais em nossas vidas.

Como saber se um carro está alienado?
Para pesquisar sobre um carro alienado, você precisará de duas informações. Uma delas é a placa do veículo, e a segunda, seu Renavam. Aliás, esse dado pode ser achado no documento do carro. Assim, com essas informações, basta fazer o seguinte:

  • Acesse o site do Detran;
  • Vá até a opção “Veículos”;
  • Selecione “Veículo financiado ou quitado”.

Um carro alienado pode ser vendido?
Sim, pois quando o devedor não consegue quitar o financiamento, é preferível que ele venda o veículo. Dessa forma, o financiamento é pago ou ao menos, tem seu valor reduzido.

Porém, para vender um veículo alienado, algumas regras devem ser consideradas, como:

  • Todas as parcelas devem ser pagas antes de vender o carro;
  • Se for repassar a dívida, vendedor e comprador irão ao banco financiador;
  • Assim, o gerente vai verificar o crédito do comprador para aprovação do negócio.

Com o pagamento total do financiamento, o valor será menor. Pois, terá juros reduzidos. Então, fique atento e não deixe de cobrar pelo seu desconto.

Vale a pena comprar um carro alienado?


Para realizar qualquer negócio, é preciso cuidado. Principalmente, com carro alienado. Por isso, seja cauteloso e pesquise o nome do vendedor do veículo. Dessa maneira, você saberá mais sobre a pessoa com quem está fazendo negócios.

E também, evitará surpresas desagradáveis. Assim, também não faça contratos de gaveta, onde não há o devido registro em Cartório.

Pois, se o comprador não pagar as parcelas pendentes, a cobrança virá em seu nome. Então, o benefício de comprar um carro alienado é que eles são mais econômicos.

Quais os riscos de adquirir um veículo alienado?
Antes de mais nada, para evitar riscos, faça um contrato com a instituição financeira responsável. Também não deixe de saber o total valor da dívida. Dessa forma, você poderá fazer um balanço financeiro para analisar se poderá ter essa despesa.

Outra dica: não deixe de transferir o documento do carro para o nome do comprador. Pois, assim você não fica prejudicado se ele não quitar as parcelas. Aliás, também é uma forma de evitar que o comprador receba multas que você causou.

Caso você queira comprar um carro alienado, busque no site do Detran por possíveis multas. E também se o IPVA e o licenciamento do veículo estão em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *