O que é taxa de juros selic? Aprenda hoje!

 

A taxa de juros Selic é a principal ferramenta utilizada pelo governo para regular a inflação. Já que ela influencia diretamente todas as demais taxas de juros do mercado brasileiro.

Quando a taxa Selic está em alta, as operações de crédito ficam mais caras. Dessa forma, ela é um fator decisivo na hora de solicitar empréstimos ou financiamentos. Assim como para determinar qual é o melhor momento para negociar dívidas.

Neste artigo você encontrará as principais informações sobre o impacto da Selic na economia brasileira. Bem como, a forma de utilizá-la para quitar suas dívidas ou investir no seu negócio. Então, leia até o final.

Taxa de juros Selic

A taxa de juros Selic serve como base para as demais taxas de juros da economia interna do Brasil. Assim, o Banco Central controla a Inflação a usando.

Quando ela está alta e corre o risco de afetar o poder de compra das famílias brasileiras, o governo sobe o juros. Basicamente, isso estimula uma redução no consumo que força o preço das mercadorias a cair com o passar do tempo.

O oposto ocorre quando a inflação está muito baixa. Pois, o Banco Central diminui os juros para estimular o consumo no mercado brasileiro. Além de controlar a inflação, a variação da Selic influencia todas as taxas de juros no país.

Por conta disso, ela afeta diretamente:

  • Empréstimos pessoais;
  • Financiamentos;
  • Parcelamentos;
  • Crédito Rotativo do Cartão de Crédito;
  • Cheque Especial;
  • Rendimento de Ações;
  • Dividendos.

Por isso é muito importante acompanhar de perto a variação dessa taxa. Pois, assim você pode identificar qual é o melhor momento para solicitar crédito nos bancos.

Quando a taxa de juros Selic está alta, a tendência é que as operações de crédito fiquem mais caras. Logo, não vale a pena realizar empréstimos ou financiamentos nessa época.

Acompanhar a taxa Selic também pode te ajudar a quitar as suas dívidas. Uma vez que a diminuição dos juros vai facilitar o pagamento de acordos ou parcelamentos.

Como a taxa de juros selic é definida?

A taxa de juros Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) em reuniões que acontecem a cada 45 dias. Normalmente o comitê leva cerca de 2 dias para avaliar as condições da economia brasileira.

A fim de determinar a meta de juros para o próximo período. Depois disso, o Copom disponibiliza a ata da reunião para o domínio público. Assim, esse documento é estudado a fundo por economistas e investidores

Com o objetivo de tentar prever o futuro da economia do país. Basicamente,

a divulgação da ata é uma forma do Banco Central manter uma comunicação transparente e direta com o consumidor.

Assim como com comerciantes e empreendedores. Já que as informações encontradas no documento podem influenciar a tomada de decisões no âmbito pessoal e profissional. Por exemplo:

  • Digamos que você planeja expandir o seu negócio em novembro de 2020;
  • Para isso você precisará realizar um grande investimento e solicitar um empréstimo;
  • Contudo, após ler a ata da reunião do Copom, você percebe que os juros vão aumentar no próximo período;
  • E que é muito provável que a taxa selic permaneça alta pelos próximos meses;
  • A partir dessa informação, você percebe que não é o momento certo para contrair dívidas;
  • Então, decide esperar a Selic baixar para expandir o seu negócio.

Qual é o objetivo de regular a taxa selic?

O principal objetivo da taxa de juros Selic é fazer com que a economia brasileira respeite a meta de inflação. A fim de assegurar que os preços no Brasil não fujam do controle como já aconteceu no passado

Em 2020 a meta definida pelo Banco Central é que a inflação não passe de 4% ao ano. Com uma tolerância de 1,5% para cima ou para baixo. Ou seja, para que a meta seja cumprida a inflação anual deve ficar entre 2,5% e 5,5%.

Para controlar a inflação, o governo influencia a quantidade de dinheiro que circula no país. Nesse sentido, quando os preços no mercado brasileiro estão ficando muito altos, a taxa Selic é aumentada.

Isso faz com que os consumidores, empresas e bancos tenham dificuldade para acessar crédito. O que acaba desestimulando o consumo e reduzindo a inflação com o passar do tempo.

Quando a inflação fica abaixo da meta anual, o Banco Central diminui o valor da Selic. Dessa forma, a economia é aquecida e o consumo interno no mercado brasileiro aumenta.

Como utilizar a taxa Selic para negociar dívidas?

Quando a taxa de juros Selic está em baixa é o melhor momento para negociar as suas dívidas. Pois, os bancos estarão mais dispostos a baixar os juros para facilitar o pagamento dos seus débitos.

Caso a negociação não dê certo, você pode aproveitar a baixa da Selic para solicitar a portabilidade de crédito. Assim, você poderá negociar com outros bancos para encontrar condições de pagamento mais favoráveis para o seu orçamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *