Perdi meu CPF, e agora? Veja o que fazer!

Perdi meu CPF, e agora? É uma pergunta comum que muitas pessoas fazem quando se deparam com esta situação. 

Além disso, ninguém gosta de passar pela burocracia para arquivos duplicados. Quer seja perdido, roubado, extraviado ou furtado, as dores de cabeça são sempre as mesmas.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento importante para a realização de diversos serviços no Brasil, desde abrir conta bancária até comprar produtos online. Por isso, é necessário saber o que fazer em caso de perda ou roubo do documento. 

Faça um B.O

O primeiro passo é sempre registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Até porque, apenas com o número é possível que alguém mal intencionado tente usar para fins de compras, empréstimos e até mesmo para tentar abrir uma empresa!

Por isso, a primeira coisa que se deve fazer é registrar o B.O, seja online ou mesmo pessoalmente. Online é possível fazer no site de alguma delegacia eletrônica

Solicite a segunda via

A primeira coisa a ser feita na eventualidade da perda do CPF é solicitar uma 2ª via junto à Receita Federal. 

Para isso existe um formulário disponível no site oficial da Receita Federal onde o usuário precisa preencher alguns dados pessoais com informações fornecidas pelo próprio interessado e outras juntadas por órgãos governamentais para comprová-las. 

Além disso , também há possibilidade dessa solicitação ser feita presencialmente nos postos de serviços credenciados.

Porém, vale lembrar que sua versão impressa foi descontinuada em 2011 – um cartão de plástico azul com o brasão da República. A partir daí, é gerado apenas o número do comprovante de matrícula. Assim você pode atualizar seus documentos sem sair de casa. 

É possível obter o CPF pela internet

Atualmente, os cartões CPF não são mais oferecidos como antigamente. Portanto, se você perder o cartão, poderá imprimir a certidão de registro da Receita Federal, que está disponível no portal eletrônico da Receita Federal.

Em algumas cidades do país, encontram-se os postos de atendimento do Poupatempo, onde você pode retirar pessoalmente o comprovante de inscrição. 

No entanto, se você não souber o número do CPF decorado, será necessário apresentar algum documento de identificação, como o Registro Geral (RG) ou um cheque.

Lembre-se que o número do CPF permanecerá o mesmo mesmo que um novo comprovante seja impresso, considerando que cada cidadão pode ter apenas um número de registro.

Agora, se você deseja emitir seu primeiro CPF, basta ir até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios com seu documento de identidade com foto. Será cobrada uma taxa de inscrição. 

Após coletar as informações, você receberá um código impresso. Atualmente, a Receita Federal estuda a possibilidade de emissão do CPF pela internet, mas por enquanto ainda é necessário o registro presencial.

Use diversos canais para emitir sua 2ª via 

Como o CPF está diretamente ligado ao imposto de renda, há uma diferença no processo de declaração ou não declaração do IR. Vale lembrar que este é um documento único com validade vitalícia.

Para quem não declara imposto de renda

Quem não declara imposto de renda, o caminho é simples – pelo site da Receita Federal. 

  • Acesse a página da Receita Federal e clique em “Meu CPF”. 
  • Ao clicar em “Impressão de Comprovante de Cadastro de CPF”, preencha os seguintes dados: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Cargo Eleitoral. 
  • Na próxima página, você poderá visualizar seu recibo. Você pode imprimir o documento, se desejar.

Quem declara imposto de renda

Para quem declara imposto de renda, a cópia do CPF pode ser emitida por meio do portal eCac. Para fazer o login, é necessário um código de acesso ou cadastro no gov.br. Uma vez emitido, é válido por dois anos. Aprenda a publicar:

  • Acesse o site da Receita Federal.
  • Em seguida, informe o CPF, data de nascimento, preencha o campo anti-robô; 
  • na próxima tela, preencha o número do recibo de serviço das declarações de imposto de renda dos últimos dois anos; 
  • crie uma senha e clique em “Gerar Código” .
  • Em seguida, retorne ao site do eCac para prosseguir: insira o CPF, código de acesso e senha;
  • Clique em “Registrar”;
  • Selecione “Certidão de Cadastro do CPF”;
  • Na próxima página, você poderá visualizar seu recibo. Você pode imprimir o documento, se desejar.

Esqueceu o número do CPF?

esqueci o CPF

Caso tenha esquecido o número do seu CPF, entre em contato com a Receita Federal por e-mail. Os endereços variam de acordo com o estado. Como anexo em um e-mail, você deve incluir:

  • Segure uma foto frontal do seu ID atualizado;
  • Foto de identificação (por exemplo, RG).
  • Para RG, deve estar aberto (frente e verso), deixando bem visível a foto e o número;
  • Registo eleitoral efetivo e regular;
  • comprovante de residência;
  • Protocolo de atendimento (se houver). Isso não é obrigatório, mas pode acelerar o processo.

Considerando que tenha dado tudo certo com sua nova emissão de CPF, é hora de ver se está tudo certo com ele. E como fazer isso? 

Consulta CPF

Após ter recuperado seu número de CPF, um bom conselho é que você consulte se está tudo ok com ele. Você pode fazer isso dando uma checada na situação do seu CPF, e também no SCORE.

Não sabe por onde começar fazendo isso? Não tem problema, nós podemos te ajudar. 

Na SOS Dívidas nós fazemos uma consulta completa para você, com Pendências lojistas SPC, Pendências refin e pefin, Protestos em todo Brasil, Pontuação SCORE entre outros! Clique aqui e faça sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *