Reserva de emergência quantos meses ter

Reserva de emergência quantos meses ter de custo?

ninguém consegue prever o futuro por mais planejamentos que fizermos. Surpresas podem acontecer e custos pontuais precisam ser solucionados no momento em que menos esperamos. É aqui que a reserva de emergência entra em cena. Mas afinal quantos meses ter de custo na reserva de emergência?

Hoje irei lhe revelar tudo o que você precisa saber sobre a reserva de emergência e qual valor ideal para que você deveria ter acumulado.

O que é a reserva de emergência?

Gosto de relacionar a reserva como uma caixa de primeiros socorros que temos em casa. É algo que não vai querer usar mas vai estar grato de ter quando precisar.

Ter uma reserva financeira é muito importante para eventuais problemas como por exemplo conserto de veículo, reformas emergenciais ou até mesmo em uma situação de demissão.

Por fim esse “colchão financeiro” atua como a primeira linha de defesa em situação de estresse no qual você precise de dinheiro.

Reserva de emergência quantos meses ter

Por que fazer a reserva de emergência?

Como mencionei anteriormente situações que acarretam custos podem aparecer em um piscar de olhos. Ter um quantia em dinheiro para poder solucionar essa situação de estresse é muito importante afinal com uma situação atípica você não vai querer ter que se estressar ainda mais com dinheiro não é mesmo?

Se você não puder pegar um empréstimo, você pode ter que vender parte do seu patrimônio para conseguir o dinheiro de que precisa.

Se você não conseguir pegar um empréstimo, pode ter que vender parte do seu patrimônio para obter o dinheiro necessário.

Reiterando. Em uma situação desconfortável como por exemplo a perda de um emprego ter a reserva para garantir que sua vida não seja abalada de imediato nos meses seguintes irá lhe trazer muita paz. Caso for a sua situação tenho um artigo perfeito para evitar dívidas caso foi demitido.

Primeiros passos para montar a reserva de emergência

Primeiramente é de extrema importância fazer uma avaliação de perfil e situação de vida para saber quanto de dinheiro ter para a reserva.

Um consenso entre os especialistas financeiros é ter uma média de 6 a 12 meses de seu custo de vida.

Contudo esses valores devem ser analisados condizentes a realidade de cada pessoa.

Para quem tem um emprego bem como renda de alta estabilidade como por exemplo um funcionário publico com diversos investimentos que geram dividendos aos meses pode ter o luxo de ter uma reserva de menos meses.

Já um agente autônomo que possuí ganhos variáveis mês a mês é aconselhável ter muito mais meses de reserva.

Reiteramos que para saber quantos meses ter de reserva faça uma analise de sua situação financeira e fluxo de caixa que tem. Quanto mais instável for seus ganhos então mais meses de reserva é ideal ter.

Onde investir a reserva de emergência?

Por se tratar de um dinheiro no qual você pode precisar de imediato é muito importante aloca-lo em investimentos de resgate pontual.

A renda fixa é sem sombra de dúvidas a melhor opção de longe para a reserva.

Temos como por exemplo:

  • CDBs de liquidez diaria;
  • Tesouro direto;
  • Fundos de investimentos de renda fixa com liquidez diária;
  • Nuconta RDB;
  • Iti (Conta digital Itaú).

Independente de qual escolher tenha em mente em sempre deixar a sua reserva em uma aplicação que tenha resgate imediato e com grande segurança.

Poupança também serve?

A poupança clássica pode ser uma opção para a reserva de emergência, mas devido às outras opções mencionadas anteriormente, há poucos motivos para escolher a caderneta de poupança como colchão.

Além disso a rentabilidade da poupança é inferior as opções citadas.

Reserva de emergência quantos meses ter

Rentabilidade e proteção contra a inflação.

A maioria dos investimentos de maior liquidez se vincula à Selic e ao CDI. Esses dois indexadores servem para combater a inflação (IPCA), então é provável que a sua reserva de emergência renda mais do que a inflação.

Você pode usar o ciclo de juros para aumentar a rentabilidade da sua reserva. Durante períodos de juros altos, o retorno será maior.

Contudo vale lembrar que o principal objetivo da reserva de emergência é a segurança bem como liquidez então não caia na tentação de aplicar seus recursos de emergência em ativos de maior risco para ter mais retorno.

Conclusão

A reserva de emergência é de extrema importância para situações em que você precise em urgência de dinheiro.

Lembre-se, a reserva tem o único propósito de garantir segurança em situações atípicas e você não deve usá-la para outros fins, como viagens e compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *