Falta de educação financeira

A falta de educação financeira é a principal raiz das dívidas

Você já se perguntou porque falar de dinheiro é um tabu entre os brasileiros? Isso ocorre porque a falta de educação financeira no Brasil é alarmante e como consequência temos um déficit no controle financeiro levando ao endividamento descontrolado de inúmeras famílias brasileiras.

E isso não se aplica a uma classe social. É um fenômeno que engloba grande maioria da população. É muito comum encontrarmos pessoas altamente instruídas com diversos cursos superiores ou então empresários que não tem a menor ideia de como calcular juros.

As consequências da falta de educação financeira para a população

Aqui irei trazer os males trazidos quando temos uma educação financeira negligenciada.

Problemas no ambiente de convívio.

Segundo o IBGE o maior causador de divórcios no Brasil não foi nada relacionado a infidelidade mas sim a problemas financeiros.

A falta de planejamento acarreta no surgimento de dívidas e assim frustrações no convívio do casal levando a discussões e possivelmente o divorcio.

E sobretudo não somente para casais isso se aplica. Um ambiente familiar ou então corporativo pode se tornar um teatro de guerra devido ao acumulo de dívidas e sem saber como sair dessa situação.

Sua saúde pode ser afetada devido a falta de educação financeira.

Uma alimentação saudável bem como uma rotina de exercícios físicos é crucial para mantermos a mente e o corpo em plena saúde.

Contudo o estresse quando se envolve dinheiro principalmente quando se trata de dívidas é extremamente exaustivo.

O estresse financeiro causa diversas complicações tais como por exemplo:

  • Perda de motivação;
  • Ansiedade;
  • Reduzir a autoestima;
  • Aumento da hostilidade.

Por consequência quase como um efeito dominó o “baque psicológico” leva a quadros mais graves na saúde mental das pessoas como a depressão e probabilidade de adquirir vícios em bebidas alcoólicas ou cigarros.

Falta de educação financeira

Bancos mais ricos. Você mais pobre

A ausência do conhecimento de realizar os cálculos básicos de juros é um prato cheio para os bancos enriquecerem horrores encima de você.

O modus operandi envolve desde propagandas enganosas em empréstimos ou então até mesmo levar o consumidor a tomar dívidas de juros elevados sem ao menos precisar.

E não pense que mesmo possuindo uma pontuação de crédito excelente ficara imune a situações assim!

O que na verdade deveria ser algo automático de se acontecer ocorre que devemos correr atrás de nossos direitos e ficar sempre de olho em produtos péssimos para nós para excelente para os bancos.

Entre os produtos de retorno pífio que sempre é vendido como a oitava maravilha do mundo são:

  • Títulos de capitalização;
  • Poupança;
  • Fundos Cetipados.

A população sem acesso a educação básica é ainda a mais afetada pela falta de educação financeira uma vez que acabam caindo em armadilhas financeiras.

Quer saber como negociar juros mais favoráveis? Confira a arte da barganha aqui.

E claro o modelo mais simples que as intuições financeiras conseguem mais dinheiro é por meio de juros absurdos cobrados conseguindo muitos vezes o dobro do valor de volta ao conceder empréstimos. Um verdadeiro absurdo que infelizmente é a realidade atual no Brasil.

Falta de educação financeira

Uma vida ilusória – Saia da bolha

Um pouco relacionado aos tópicos anteriormente citados. A compra por compulsão é quase que certo a princípio que no final você terá contraído dívidas (muitas vezes desnecessárias) levando você a tomar medidas para solucionar essa situação.

Muitas vezes o que é “empurrado” para a pessoa endividada são mais dívidas pelo mais incrível bem como contra intuitivo que pareça.

Ao tomar um empréstimo tentador oferecido pelo banco para quitar sua dívida inicial por muitas vezes a instituição financeira oferecer diversas facilidades tal como por exemplo carência de alguns meses e parcelamentos leva a pessoa a ter uma sensação de segurança perante a situação.

O grande problema é que esse somente foi um “efeito placebo” e logo a conta chega. Para solucionar essa situação novamente a pessoa endividada irá se socorrer a outro endividamento e assim o ciclo continua.

Como sair dessa situação? Como acabar com a falta de educação financeira?

Todo conhecimento nunca é demais não é mesmo? Buscar educação financeira além de melhorar o seu planejamento de seu orçamento e ter maior controle de sua vida.

Dar valor ao seu dinheiro, ao seu crédito é extremamente importante para sua segurança tanto patrimonial como física.

A educação financeira é um processo que deve ser incorporado em seu cotidiano, deve fazer parte de você. Não é algo que você vai fazer em uma semana e ter esperar resultados.

É preciso disciplina e lhe garanto que o resultado é gratificante!

Lembre-se que a educação financeira não se trata somente de dinheiro mas sim como administrar sua vida para lhe trazer a maior tranquilidade possível.

Falta de educação financeira

Comece documentando bem como tabelando seu orçamento

Ter o controle de seu orçamento é crucial para entender o seu fluxo de caixa e dessa forma entender sua receita bem como suas desepasas.

Saber detalhadamente suas finanças permite que você consiga se planejar melhor e destacar pontos de melhoria. Por que será gastei mais nesse mês? Com uma tabela controlada você consegue saber!

Preparei um guia super prático de como montar uma tabela financeira pessoal aqui.

Tenha um colchão financeiro

Imprevistos bem como emergências podem acontecer a qualquer momento.

Semelhante a um kit de primeiros socorros. A reserva de emergência é a sua primeira linha de defesa diante de situações críticas pontuais. É algo que você não quer usar mas vai ficar feliz de ter.

Geralmente o senso comum é termos uma quantia razoável de reservas financeiras ao nosso alcance de acesso rápido e seguro.

Aplicações financeiras como CDBs de liquidez diária ou então o tesouro nacional são opções interessantes.

Veja na integra mais detalhes de como montar a sua reserva de emergência.

Coloque em ação boas práticas financeiras

Somente ficar na teoria não basta!

Seu cotidiano deve ser disciplinado para evitar cair em tentações e sempre buscar o melhor valor para o seu suado dinheirinho ganho.

Um grande exemplo é no supermercado. Busque sempre o melhor custo benefício realizando pesquisas antes de fazer as compras e ter uma lista de compras para sempre manter o foco. Nesse guia super prático você vai saber como economizar em suas idas ao mercado.

As boas práticas financeiras também pode e na verdade deve ser aplicada em casa também! Educar as crianças é o melhor caminho para que elas tenham a conscientização sobre o valor do dinheiro e assim serem independentes financeiramente no futuro evitando cair em armadilhas financeiras.

Tenha auxilio de um profissional especialista!

No dia a dia é muito comum não termos tempo devido a todas as nossas obrigações. Ter ajuda de alguém altamente capacitado é uma maneira eficiente de poupar tempo e esforço uma vez que esse profissional irá te guiar em como você pode se estruturar financeiramente de forma saudável.

Precisa de ajuda para controlar suas finanças? Conte com minha mentoria para guiar você.

1 comentário em “A falta de educação financeira é a principal raiz das dívidas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *