nome sujo dicas

Como saber se seu nome está sujo? Confira em 3 dicas

Se você estiver se perguntando se seu nome está sujo, existem algumas maneiras de descobrir. 

Aliás, não há nada mais desagradável que tentar fazer uma compra e ter uma surpresa desagradável de que o nome está negativado e não poderá concluir a transação, não é mesmo? 

Por isso, de tempos em tempos é bom verificar a “saúde” do seu nome e saber se consta alguma pendência em seu CPF. 

Assim você evita os transtornos e ainda garante uma boa pontuação do SCORE e muitos credores disponíveis para negociar com você!

Por que dizemos que o nome está sujo? 

O ditado “o nome está sujo” é usado para descrever alguém que tem um mau historial ou reputação. Esta frase vem da ideia de que o bom nome de uma pessoa é como uma marca, e quando essa marca se torna manchada, ela perde valor. 

A expressão remonta aos dias em que as pessoas eram julgadas por seus antecedentes familiares e pelos atos dos outros membros da família. 

Se um membro da família fazia algo errado, todos os demais sofriam também devido à má reputação causada por esse indivíduo. 

A expressão “nome sujo” também tem sido usada no contexto dos negócios para descrever organizações cuja imagem foi danificada devido a problemas financeiros ou escândalos envolvendo diretores executivos corruptos ou práticas antiética na gestão do negócio. 

Neste caso, isso significaria que os investidores seriam relutantes em colocar dinheiro naquela companhia pois existiriam preocupações com a solidez financeira dela e com as condutas incorretamente adotadas pelos responsáveis ​​pelo gerenciamento do mesmo . 

Além disso, no âmbito popular, dizemos que o nome está “sujo” quando alguém faz dívidas e não consegue pagar o valor total, ou mesmo nada do que deve. 

Dessa forma, o nome, juntamente com o CPF entra no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e indica, para as empresas, que aquele nome tem dívidas com alguma prestadora de serviço ou empresa. E como saber se o nome está “sujo”?

1 – Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Primeiro, é importante consultar os órgãos de proteção ao crédito e informações financeiras relevantes no Brasil. Esses incluem Serasa Experian, Boa Vista SCPC e SPC Brasil. 

Cada um destes serviços terá uma lista de nomes em situação irregular ou com pendências financeiras associadas a ele. Se o seu nome aparecer na listagem dos órgãos de proteção do crédito, isso significaria que houve restrições impostas sobre ele .

Esses sites oferecem relatórios de crédito que mostram seu histórico de pagamento e se há dívidas em seu nome. 

Além disso, eles são muito úteis para aqueles que buscam obter crédito ou financiamento, pois demonstram aos credores a sua condição financeira. 

Ainda, é possível verificar as informações de seu relatório de crédito para garantir que estejam corretas e atualizadas. Também pode ajudá-lo a identificar e solucionar problemas, se houver algum.

2 – Verifique com as instituições bancárias que se relaciona

Em segundo lugar ,você também pode procurar diretamente as instituições bancárias onde tem conta corrente aberta. 

Os bancos geralmente mantêm registro interno sobre sucessivos atrasos ​​no pagamento desses clientes , bem com os quais possam ter sido aplicadas penalidades por inadimplência. 

A maioria dos bancos oferece serviços online para permitir a visualização de informações pelo cliente e interessado nos dados sobre si mesmo. 

Portanto, certifique-se de checar esses recursos para saber se há algum tipo de restrição relacionada ao serviço oferecido pelo banco que você utiliza.

As consequências do nome “sujo”

Há duas consequências para os negativados: Queda do Score e dificuldade na obtenção de créditos. A pontuação de crédito é um dos critérios utilizados por bancos e instituições financeiras para aprovação de cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e crédito em geral.

Quando a pontuação cai, a empresa entende que há um risco maior de não receber. Portanto, fica mais difícil conseguir crédito no mercado.

Posso obter crédito pessoal com crédito ruim?

Embora um pouco mais complicado, também é possível conseguir um empréstimo com crédito ruim. Isso porque existem instituições dispostas a conceder crédito aos inadimplentes. 

Eles já trabalham dentro desse espectro de risco justamente porque sabem que existem algumas pessoas com essa condição.

Muitas agências oferecem empréstimos para negativados como forma de esses indivíduos conseguirem oficializar seus nomes. 

Quando a dívida tem taxas e multas muito altas, como cartões de crédito e cheque especial, trocar a dívida pode ser mais interessante. Ou seja, pedir crédito pessoal negativado para quitar dívidas e assumir dívidas fixas.

seu nome está sujo?

Então, como regularizar a situação do nome que está sujo?

O primeiro passo para quem quer quitar dívidas sem limite e restaurar a reputação é o planejamento financeiro. Tente listar suas despesas mensais, todas as dívidas e receitas. Assim você saberá quanto tem para gastar e pagar.

Em seguida, comece a pagar sua dívida mais alta. Se não puder pagar à vista, negocie a dívida para que os juros parem de correr. 

No Serasa Limpa Nome, plataforma de negociação de dívidas da Serasa, é possível encontrar ofertas com descontos de até 90% caso a empresa faça parte de nossa base.

Agora vamos à terceira e última dica importante para saber se o nome está sujo e sair logo de vez na lista dos inadimplentes:

3 – Entre em contato com a SOS dívidas

Finalmente, por último mas não menos importante: você também pode diretamente contatar a agência de crédito pelo telefone para confirmar se há restrição no seu nome devido a alguma pendência financeira anterior. 

Você terá que se dirigir à agência que proporcionará o melhor esclarecimento possível sobre a situação atual do nome, assim como sua pontuação do SCORE, pendências com refin, entre outros.

E na SOS Dívidas, é possível encontrar tudo isso, e o melhor, diretamente do conforto da sua casa! 

Fazemos uma consulta completa para você, com Pendências lojistas SPC, Pendências refin e pefin, Protestos em todo Brasil, Pontuação SCORE entre outros! Clique aqui e faça sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *