Refinanciamento de veículo: Veja as vantagens e desvantagens

O refinanciamento de veículo é uma alternativa em situações de necessidade. Sobretudo, devido à alta taxa de desemprego e as faturas em atraso. Dessa forma, refinanciando você consegue um crédito mais em conta.

Esse tipo de empréstimo funciona com o carro sendo oferecido como garantia de pagamento. Assim, a chance do banco de não receber o valor é menor.

Inclusive, com essa quantia, você pode fazer o que quiser. Porém, será que essa modalidade de empréstimo é vantajosa para você? Então, acompanhe esse artigo para saber mais, incluindo os benefícios e as desvantagens.

O que é e como funciona?

As instituições financeiras e bancos oferecem essa categoria de financiamento. Dessa forma, o cliente aliena o carro como garantia em troca de crédito. Logo, se o parcelamento não for pago, o credor fica com o automóvel.

Utiliza-se o refinanciamento de veículo para adquirir crédito. Assim, o carro fica alienado à instituição enquanto você paga a dívida.

Caso, não haja o pagamento das parcelas, o veículo é tomado pelo credor. A partir disso, é usado para quitar a dívida contraída através de leilão do seu carro

Comprovantes necessários para o refinanciamento de veículo

Antes de tudo, para refinanciar, o carro pode estar totalmente pago ou não. Então, suponha que você conseguiu um veículo através de um financiamento. Entretanto, ainda não quitou todas as parcelas.

Você pode refinanciá-lo, para terminar de pagar o financiamento feito antes. Assim, ao consultar o banco sobre essa opção de crédito, pergunte sobre os documentos pedidos.

Saiba a seguir o que pode ser solicitado de você para o empréstimo:

  • Seu RG e CPF;
  • Carteira de habilitação;
  • Declaração de renda e de moradia;
  • O Certificado de Registro do Veículo;
  • E o Registro e Licenciamento do Veículo.

Vale ressaltar que não é regra pedir todos os documentos acima. Assim, pode variar de acordo com o banco. Logo, para o refinanciamento de veículo é preciso que o mesmo esteja no nome do solicitante.

Outro ponto importante, é o tempo de fabricação do carro. Pois, esse contrato não costuma ser firmado com veículos com mais de dez anos. Portanto, esse e o valor de venda que vai determinar a quantia do empréstimo.

Em geral, o valor costuma ser de 70% a 80% do preço total do carro.

Vantagens e desvantagens do refinanciamento de veículo

Como tudo na vida, tem seus benefícios e malefícios. Por isso, é essencial pensar bem e analisar a melhor opção para você.

As vantagens de refinanciar

A principal são os juros reduzidos. Se for comparar com os demais empréstimos, o refinanciamento é o mais vantajoso nesse quesito. Inclusive, em relação ao pessoal e ao rotativo.

Outro benefício é que o Banco Central permite o parcelamento em até 60 vezes para refinanciar. Porém, isso varia de acordo com cada banco. Então, as parcelas podem ser de 48 a 60 vezes.

Por outro lado, tem a vantagem de poder usar o dinheiro da forma que quiser. Logo, é uma boa opção para quem quer se livrar das dívidas.

As desvantagens do refinanciamento de veículo

O automóvel não pode ter um período de fabricação superior a dez anos. Então, carros mais antigos não conseguem refinanciamento.

Além disso, o estado de conservação do carro também influencia no valor do empréstimo. Assim, se o seu carro não está em bom estado de conservação, o pedido será negado.

A maior desvantagem é que o cliente pode ficar sem o veículo, caso ele não pague. Pois, usa-se como garantia de pagamento o próprio veículo. Assim, apreende-se caso não haja pagamento.

Outra dificuldade é vender um carro com financiamento não quitado. Dessa forma, é preciso encontrar um comprador disposto a pagar à vista. Assim, paga-se o valor restante com o valor.

Se isso não acontecer, a outra alternativa é encontrar alguém que assuma sua dívida. Desse modo, terá que arcar com toda a burocracia.

Organize sua vida financeira

Antes de assinar qualquer contrato, busque conhecer várias propostas. Pois, você estará fazendo a alienação do veículo para o banco escolhido. Logo, certifique-se de que ele seja de confiança.

Também, não deixe de pagar as prestações, para que não perca seu carro. Por isso, pense bem sobre todos os prós e os contras. A fim de não ter arrependimentos depois.

Se você está realmente necessitando de dinheiro, o refinanciamento de veículos vale a pena. Entretanto, é muito importante fazer uma planilha das suas finanças antes de optar por isso.

Analise seu orçamento mensal e garanta que você pode pagar por esse empréstimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *