Contratou serviços telefônicos e não recebeu? Reclame na Anatel

A Anatel é uma agência do Governo Federal. Dentre suas funções, a principal delas é a fiscalização da área de telefonia. Sobretudo, a fixa e a móvel. Logo, todo ano, são abertas mais de três milhões de reclamações dos consumidores.

Desde problemas com internet até cobranças erradas de fatura de telefone. Por exemplo, você realizou um teste de velocidade da sua internet. Desse modo, foi constatado que a velocidade é inferior à que você contratou.

O certo a fazer é entrar em contato com a sua provedora. Apesar disso, se não houver solução, você pode reclamar com a Anatel. A fim de entender como isso funciona, acompanhe esse artigo.

Como é feito?

Antes de tudo, essa Agência não é responsável pela resolução do problema. Assim, sua função é apenas intermediar seu caso junto a operadora. Portanto, o indicado é que você entre em contato com a prestadora de serviços.

Tente a central de atendimento. Logo, feito isso e nada foi solucionado, é o momento de procurar a Agência.

Como realizar uma reclamação?

Para exercer seus direitos como consumidor, você deve fazer o seguinte:

  • Ligue para o 1331 e diga para o atendente o que você deseja fazer;
  • Dê o número do protocolo que você obteve com a sua operadora;
  • Escreva o número da sua reclamação na Agência reguladora.

Em seguida, quem presta o serviço tem até cinco dias úteis para entrar em contato. A fim de resolver o caso. Porém, se nada foi feito, procure a Agência novamente. Assim, você tem o prazo de até quinze dias para fazer isso.

Entrar em contato por telefone é somente um dos canais à disposição. Desse modo, sua reclamação também pode ser feita pela internet ou através do aplicativo.

Como fazer uma reclamação por aplicativo?

Mais um canal de atendimento foi criado para a comodidade do consumidor. Assim, em 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações criou seu aplicativo.

Dessa forma, os usuários poderiam resolver suas pendências de forma mais prática e fácil. Logo com esse aplicativo, é possível:

  • Ter acesso a rankings;
  • Obter informações básicas;
  • Além de poder abrir uma reclamação.

Para protocolar sua solicitação perante a Anatel, é só seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo no seu smartphone;
  • Clique em “registrar solicitação”;
  • E responda todos os dados solicitados.

Esse software está disponível para celulares Android, IOS e para Windows Phone.

Reclamar com a Anatel de forma online e presencial

Para abrir uma solicitação pela internet, é possível através do portal Focus. Assim, basta fazer o seguinte:

  • Acesse o Focus;
  • Preencha um cadastro com os seus dados;
  • Registre a sua reclamação;
  • Por fim, anote o número do protocolo fornecido.

Se você prefere atendimentos presenciais, a Agência também oferece essa opção. Pois, ela tem uma sede em cada capital do país. Logo, também é possível abrir uma solicitação indo até uma das agências:

  • Procure a mais próxima de você;
  • Informe o protocolo de atendimento da sua solicitação com a prestadora;
  • Anote o número da reclamação na Anatel.

O funcionamento é das 8h às 18h, porém depende do seu estado. Por isso, veja no site da Agência de Telecomunicações os horários.

Como acompanhar sua solicitação

A fim de ficar de olho na sua reclamação, você deve proceder da seguinte forma:

  • Ligue para o 1331 e digite o número da reclamação quando for pedido;
  • Entre no aplicativo e selecione a opção “Minhas Solicitações”;
  • Acesse o portal Focus e forneça seu login e senha;
  • Verifique suas reclamações.

Desse modo, você acompanha os prazos dados pela Agência reguladora. Assim como, o status da sua solicitação.

Por que reclamar na Anatel?

Ela é a responsável pela regularização dos serviços de internet, telefonia fixa e móvel de todo o Brasil. Então, a missão dela é criar uma ponte entre você e sua operadora. Ou seja, ela não soluciona seu problema.

Entretanto, vai cobrar da prestadora de serviços uma resolução para sua situação. Assim, é importante entrar em contato com ela. Pois, é dessa forma, que a Agência fica ciente dos problemas enfrentados pelos consumidores.

Assim como a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras. Além disso, é fiscalizado se as mesmas estão cumprindo com as normas legais.

Tendo essas informações, a Anatel cria um ranking todos os anos sobre qualidade de atendimento. Dessa forma, é verificado se as resoluções estão sendo colocadas em prática.

Na maioria das solicitações, envolver essa Agência, garante respostas mais rápidas. Consequentemente, isso reflete em soluções mais ágeis. Portanto, vale a pena entrar em contato com a Anatel.

Pois, como consumidor é direito seu obter os serviços contratados de forma satisfatória. Assim como, é um dever das empresas prestar com eficiência os serviços oferecidos.

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